A UNICEF disse esta terça-feira que receia a morte de milhares de crianças no Sri Lanka no caso de um ataque final do exército governamental contra o último reduto de rebeldes tamil no nordeste da ilha.
«O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alerta contra terríveis consequências para as crianças, dezenas de milhares das quais se encontram no meio dos combates entre os Tigres de Libertação Eelam Tamil (LTTE) e as tropas governamentais», segundo um comunicado recebido em Nova Deli
Na segunda-feira, Colombo deu ao líder supremo do LTTE, Velupillaï Prabhakaran, e aos seus chefes 24 horas para se render, ou seja até às 06:30 (TMG) desta terça-feira (07:30 em Lisboa), sem adiantar o que poderia acontecer caso o ultimato não fosse respeitado.
O Presidente, Mahinda Rajapakse, tinha também anunciado à AFP o êxodo, na segunda-feira, de mais de 35 mil civis tamil, que fugiam da última zona de 15 Km2 ainda controlada pelos Tigres, acusados de utilizarem como escudos humanos entre 70 mil a 100 mil pessoas.
«Se os combates continuarem e o LTTE se recusar a deixar partir a população, seremos inevitavelmente confrontados com a morte de muitas mais crianças», avisou o director da UNICEF para o Sul da Ásia, Daniel Toole.
«O nosso maior receio é que o pior esteja ainda para acontecer», referiu Toole receando que o número de crianças mortas neste conflito continue a aumentar.
Pelo menos 2.800 civis morreram nos confrontos entre os beligerantes desde 20 de Janeiro, de acordo com dados das Nações Unidas. Após 37 anos de guerra e a morte de dezenas de milhares de pessoas, o Sri Lanka - muito agarrado à sua soberania - tem rejeitado sistematicamente os apelos internacionais e do LTTE para uma trégua durável.
diário iol Portugal
G 20 e a cúpula liderada pelo mentiroso marido da sem noção.
-
*Bem meus caros, pelo visto os corredores de Brasília estão fervendo.*
*Dª Canja a prêmera inútil andou Lulando e vomitou sandices e conselhos
para Elon ...
Há 5 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário