segunda-feira, 13 de abril de 2009

Governo rico, gente pobre

O maior desafio do século XXI é lutar contra a pobreza. A grande diferença com o século passado é que até então acreditávamos que os governos combatiam ativamente a pobreza e que as instituições multinacionais eram nossos aliados em acabar com a miséria. Hoje, ao contrário, não temos dúvidas de que eles são os piores inimigos neste grande desafio.

A atual crise econômica afeta praticamente todo o mundo. Não importa se ela seja uma marolinha ou um tsunami, todos estamos assustados, é por isto reduzimos gastos, saímos menos para comer em restaurantes, só no Brasil não pensamos duas vezes em trocar de automóvel e estamos adiando aquela viagem de férias. Porém os políticos estão fazendo justamente o contrário: o novo orçamento aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos é o maior da história daquele país: 3.600.000.000.000 de dólares. Se esta cifra parece incompreensível é porque na realidade ela o é.

Igualmente incompreensível é que enquanto a economia crescia, o governo se expandia exageradamente, porém quando a economia se contraiu, o governo continuou crescendo mais do que nunca. Isto ocorre mesmo com a queda de arrecadação de impostos sobre salários, lucros, dividendos, consumo de gasolina, passagens aéreas, etc. E apesar desta situação, o governo federal planeja gastar 1,5 trilhões de dólares a mais do que sua receita, duplicando assim a dívida pública. Se nosso vizinho fizesse isto diríamos que ele está louco. O que podemos pensar então dos políticos ?

Mas não devemos acreditar, nem por apenas um instante, que se trata apenas de loucuras de um governo de esquerda. Os neo conservadores estão felizes com o aumento das tropas enviadas ao Afeganistão e do aumento de gasto que isto significa, ao mesmo tempo que promovem o restabelecimento do serviço militar obrigatório. Hoje existem 130 mil soldados americanos no Iraque e o número de militares americanos mortos nas atuais guerras já alcançam 4.247 no Iraque e 667 no Afeganistão. Outra estatística assustadora é que 140 soldados americanos se suicidaram no ano passado e mais 48 soldados nos primeiros três meses deste ano.

Uma triste conseqüência da irresponsabilidade do governo e políticos dos Estados Unidos, e também membros da junta diretiva da Reserva Federal, é a crescente desconfiança do resto do mundo em relação com a estabilidade do dólar. A principal obrigação do banco central é manter o valor da moeda, porém seus diretores parecem preferir ganhar pontos com políticos poderosos, sem levar em conta que continuar imprimindo dinheiro pode parecer um remédio apropriado a curto prazo, mas que a longo prazo resulta letal. A mensagem implícita que os políticos e governantes estão dando para os cidadãos é: melhor que comecem a gastar todo seu dinheiro porque estamos reduzindo o valor dos dólares que vocês pouparam.

Nenhum comentário: