quinta-feira, 16 de abril de 2009

Nós pagamos, você luta

Galrahn, um conhecido almirante americano, já aposentado, mas que costuma representar muito bem o pensamento dos militares americanos apresenta em seu blog Information Dissemination, uma solução interessante para o problema da pirataria na Somália: nós pagamos, você luta.

Um dos maiores problemas da Somália é a completa falta se segurança marítima. A solução proposta por Galrahn é ajudar a Somália construir os rudimentos de uma frota guarda costa. O preço segundo ele, seriam meros $130 milhões de dólares por ano. Como chegou nos números ? Simples: 2000 homens ganhando 10 dólares por dia, mais 400 homens como oficiais que receberiam 20 dólares por dia. Este grupo de homens custaria um total de 10,2 milhões anualmente. Muito pouco comparado com o valor dos resgates e dos custos dos seguros.
Galrahn também propões armar a Somália com 30 M-80 “stealth ships” que custam 15 milhões cada um. Ou seja, custaria $130,2 milhões anualmente para equipar e treinar uma frota com 30 naves guarda costas com 2.400 oficiais e homens.
Em essência, Galrahn está tomando como inspiração uma página do programa militar americano usado para cooptar os rebeldes da facção Suni no Iraque. Se os homens da guarda costa da Somália forem pagos decentemente, a economia da pirataria vai começar a ficar menos atrativa.

Nenhum comentário: