domingo, 12 de abril de 2009

Devido à escassez de dólares, estão imprimindo moedas locais nos EEUU

Segundo informa o jornal americano USA Today, estes sistemas de criação de dinheiro funcionam de forma bem simples. Os pequenos empresários e consumidores criam uma rede monetária com sua própria divisa e imprimem as cédulas para serem empregadas pelos pequenos comerciantes locais. As lojas aceitam tais cédulas como dólares e dão um desconto de 5%.

O jornal explica que já existem uma dezena de comunidades que usam suas próprias moedas, sugundo Susan Witt, criadora dos Berkshares no oeste de Massachusetts.

O sistema que utiliza Berkshares funciona da seguinte maneira: um comprador vai até um dos bancos e paga 95 dólares por 100 dólares Berkshares, que podem ser gastos em 370 estabelecimentos da região. Desde seu começo em 2006, o sistema criou uma circulação de 2,3 milhões deste novos dólares.

Um comentário:

Valdemir Reis disse...

Olá estou voltando neste maravilhoso espaço, que beleza de trabalho, parabéns. Cada vez melhor! Parabéns pela publicação do tema ""Devido à escassez de dólares, estão imprimindo moedas locais nos EEUU", excelente. Muito bom estar aqui, quero convidar para uma homenagem, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos postado um texto especial , quero na oportunidade entregar o merecido “ PRÊMIO” , que você conquistou. Vamos estender a festa... Hoje a festa é sua, venha já! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar uma feliz e abençoada semana. Muitas bênçãos e brilho, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
Volte sempre!
Valdemir Reis